segunda-feira, 6 de maio de 2013



DICAS DE SOBREVIVÊNCIA PARA PAIS

Em momentos difíceis, cuidar bem de você pode lhe ajudar a cuidar bem de seu filho.
As aeromoças nos voos que tomamos nos dizem: “Em caso de emergência, máscaras de oxigênio cairão automaticamente dos compartimentos acima de suas cabeças”. “Aqueles que viajam com crianças pequenas, devem primeiro fixar suas próprias máscaras antes de auxiliarem seus filhos.”

Há momentos em que a tarefa de educar filhos parece muito difícil e viramos malabaristas das responsabilidades diárias. É nestes momentos que os pais precisam cuidar de si mesmos primeiro para que possam ser capazes de cuidar de seus filhos.

APRENDENDO A CUIDAR DE SI MESMO
·        Aprenda a pedir ajuda: o marido, a esposa ou os familiares não tem bola de cristal. Seja específico no que precisa e aprecie a ajuda recebida. Ninguém tem que ser “Super Pai” nem “Super Mãe”.
·        Mudem seus padrões e revejam o que realmente é essencial. Decidam quais as bagunças da sua casa e de suas vidas que vocês podem tolerar. A perfeição pode matar.
·        Faça algo que gosta de fazer e arrume tempo para isto. Pode ser uma atividade física, passear com um amigo ou amiga,  dançar ( pode ser dançar sozinha também, rir, chorar, gritar...)
·        Descansem e comam saudável. Dá para dar uma deslizada, não é mesmo!!!
·        Se dêem permissão para dizer não para as pessoas. Não ajudem alguém, não brinquem com seu filho, não sejam voluntários... as vezes faz bem!!!
·        Conversem com quem vocês confiam.
·        Arrumem alguem para ficar com as crianças e saiam de casa. Vão namorar, sair com amigos...
·        Aprendam a identificar as necessidades dos filhos: quais são reais e quais são atos de manipulação.
·        Lembrem do que faziam quando tinham a mesma idade... será que há algo parecido aqui???
·        Reconheçam que os tempos mudaram e que nem tudo que funcinou com vocês vai funcionar com seus filhos.
·        Nunca digam: não sei o que fazer com este menino... se você não sabe o que fazer com ele, ele com certeza saberá o que fazer com você.
·        Sejam humanos. HUMANOS. Expressem seus sentimentos para seus filhos. Eles precisam saber quem vocês são (de verdade).
·        Cultivem o senso de humor. Talvez o pior dia de usa vida se transforme na história mais divertida para contar.
·        
RESPIREM FUNDO E ESPEREM. AS VEZES É PRECISO TEMPO PARA RECOBRAR O BOM SENSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário